A importância da musculação no curto, médio e longo prazo

A importância da musculação no curto, médio e longo prazo
A importância da musculação no curto, médio e longo prazo
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

A prática de exercício físico, proporciona diversas adaptações para nosso corpo. Essas adaptações, quando colocadas em uma ordem cronológica, podem ser divididas em curto, médio e longo prazo.

Em curto prazo, temos nas primeiras semanas o aumento de força muscular proporcionado através das adaptações neurais. Isto é, a comunicação dos moto-neurônios com o músculo fica mais eficiente. Em médio prazo, nos primeiros 3 meses, ainda há o aumento de força, porém pela hipertrofia muscular. Neste momento podemos perceber os primeiros resultados estéticos de hipertrofia ou de emagrecimento.

A longo prazo, essa melhora de força ganho de músculos e perda de gordura chega em um platô (limite). Porém, ao continuar praticando exercício, nós fazemos a manutenção desses ganhos. Já se pararmos de treinar, aos poucos tudo o que foi conquistado ao longo do período de treino será perdido.

A musculação sempre foi rodeada de alguns mitos. Mitos esses que vem sendo desmistificados ao longo da evolução da ciência do treinamento. Hoje, está mais do que comprovado que o fator determinante para o emagrecimento definitivo e eficiente não é o tipo de treino e sim aderência ao programa de treino e mudança do estilo de vida. Sendo assim, a musculação uma ferramenta muito importante que deve ser utilizada por quem deseja emagrecer.