A importância de usar óculos de sol adequado

A importância de usar óculos de sol adequado
A importância de usar óculos de sol adequado
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Mais do que uma questão estética e estilo, algumas pessoas escolhem seus óculos de sol (ou óculos escuros) priorizando o desenho da armação, suas cores e tamanho proporcional ao formato do rosto. Mas o uso dos óculos de sol deveria ser um hábito diário – mesmo nos dias nublados e no inverno. Os óculos de sol é importante e imprescindível para a saúde dos olhos quando praticamos atividades ao ar livre e quando ficamos grande parte do tempo expostos ao sol. A utilização dos óculos de sol também protege a região ao redor dos olhos, ajudando na prevenção do câncer de pele, já que a área é bem sensível. É importante se proteger dos raios solares porque podem ser altamente nocivos à saúde e ao funcionamento do sistema ocular. Essas radiações podem causar doenças como: catarata (opacidade do cristalino que gera uma visão embaçada), degeneração maculosa (perda gradativa da visão), pterígio (massa fibrovascular que atinge a córnea), fotofobia (exposição da retina que causa aversão a qualquer tipo de luz), entre outras.

O consumidor deve ficar atento porque nem todos os modelos encontrados no mercado obedecem às especificações. Não compre óculos de sol com fins exclusivamente estéticos ou que não forneçam informações suficientes sobre sua proteção contra raios UV. Pense que quando saimos ao sol, é indicado a utilização de filtro solar no corpo e no rosto e no caso, os olhos também precisam de proteção. E esta proteção são o UV. Quando os óculos de sol não têm esta proteção é comuns os sintomas de queimaduras no olho: ardência, vermelhidão ou sentir os olhos lacrimejantes. Neste caso, é aconselhado se consultar com um oftalmologista.

É preciso entender como funciona a proteção UV: para que seja segura, a lente precisa ser capaz de bloquear entre 290 e 400 nm (unidade que mede o comprimento das ondas eletromagnéticas que partem do sol e chegam na atmosfera). O tamanho também interfere na proteção, quanto maiores os óculos, mais proteção eles vão dar, porque os raios também incidem pelas partes superiores, laterais e inferiores. Só os óculos não são suficientes, e também é indicado o uso de bonés. Vale ressaltar, entretanto, que mesmo os óculos de boa qualidade têm data de validade e devem ser, esporadicamente, trocados quando têm sua película muito arranhada, a lente muito danificada, ou ainda o filtro ultravioleta muito danificado.