Abajur

Abajur
Abajur
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Além de ser uma peça decorativa, o abajur entra também como elemento principal no projeto de iluminação dos ambientes e é extremamente funcional. Os detalhes fazem toda a diferença na hora de criar um ambiente intimista, convidativo e aconchegante. O uso de um abajur na decoração é um desses detalhes que conseguem remodelar todo o ambiente. No mercado há uma infinidade de modelos, cores e materiais diferentes de abajur, por isso é essencial escolher um adequado para a sua necessidade. A iluminação com tons mais fechados dos abajures contribui para um ambiente mais relaxante e tranquilo, sendo muito usados em dormitórios e salas de estar. Apesar disso, com diversas opções de tamanho e design, o objeto entra também na decoração de salas de leitura, lavabos, salas de jantar e home offices.

Nos dormitórios, além de ajudarem a compor o décor, o abajur funciona como uma suave iluminação de apoio, seja para a leitura de antes de dormir ou para quem gosta de ter um ponto de luz durante a noite. Normalmente utilizados em criados-mudos, a melhor opção são os de tamanho médio e que se misturem com o restante do estilo de decoração no quarto, para criar um ambiente visualmente harmônico e relaxante.

Já o abajur na decoração da sala de estar pode ser usado como uma peça mais central, para chamar a atenção. Com cúpulas redondas ou quadradas, de tecido ou não, com bases com design contemporâneo ou clássico, coloridas ou neutras, os abajures podem ganhar a cena e se encaixar em todo tipo de estilo de decoração. Em ambientes maiores você pode apostar em abajures de chão, que funcionam como luminárias mais fortes, mas com mais apelo decorativo, podendo contrastar em estilo com o restante do ambiente, criando um visual moderno.

Cômodos que são mais impessoais também ganham um toque de charme quando o abajur é usado na decoração. Nos lavabos, por exemplo, eles podem não ser tão utilizados quanto no resto da casa, mas aparecem como um mimo para os hóspedes e visitantes, um sinal de que todo espaço da casa, inclusive aquele dedicado mais aos amigos e familiares do que aos moradores em si, é pensado e decorado com carinho. Seja como uma fonte de luz extra ou uma peça para ser vista, usar um abajur na decoração é ter um item tradicional e multifacetado, que garante elegância e conforto para os ambientes.

Dica primordial para a escolha o abajur perfeito para a sua casa.

Analisar o estilo da sua decoração é muito importante na hora de adquirir um abajur. É necessário medir o espaço, a disposição e o estilo dos móveis e do ambiente como todo. Esse objeto pode ser parte central de uma iluminação no ambiente. Por exemplo, se a sua casa possui um estilo  rústico, invista em um abajur de madeira, cerâmica ou de ouro envelhecido.

Se seu ambiente for moderno, escolha entre as opções de metal, acrílico ou cobre e invista em cores diferentes. Para os ambientes com um estilo mais natural, os modelos de abajures de marfim, bambu e madeira são ótimas opções. A escolha das estampas da cúpula também deve equilibrar com o restante da decoração.

Tente equilibrar o tamanho de sua luminária de acordo com a dimensão da mesa que servirá de suporte. Para o quarto os abajures devem ser menores, para não atrapalhar o uso do criado mudo. Nas salas, eles não devem atrapalhar a visão dos usuários, principalmente entre conversas paralelas.