Ceia de natal saudável

por Vanessa Silveira

Ceia de natal saudável
Ceia de natal saudável
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Como comer bem e não se sentir culpado ou com peso na consciência de ter exagerado na comilança? A resposta é simples: substituição. Sim, para comer bem e sem correr o risco de ficar arrependido, basta substituir os alimentos tradicionais da ceia por outros mais saudáveis e nutritivos. Vamos a eles:
Aperitivos: use queijos magros, castanhas e avelãs, torradas integrais com azeite de oliva, tomate cereja e patês feitos com requeijão light e ricota;

  • Ceia: salpicão com molho de ervas ou iogurte, farofa de grãos (aveia, grão de trigo, linhaça, aramanto), carnes brancas (peixes e aves), arroz temperado com legumes;
  • Sobremesa: frutas in natura, frutas grelhadas, sorvete de frutas caseiro, chocolates com alto teor de cacau, bolo de frutas;
  • Bebidas: vinhos e espumantes são as melhores opções. Atentem para a hidratação: beber bastante água, sucos de frutas, chás gelados e águas saborizadas são uma ótima pedida.

Esta substituição inteligente fará seu organismo funcionar mais harmoniozamente, absorvendo os nutrientes vitais e eliminando toxinas. Os grãos, verduras, legumes, frutas e castanhas são ricos em fibras, minerais, vitaminas e substâncias antioxidantes e detoxicantes.

Outras dicas:

  • Ingerir frutas e saladas cruas antes de cada refeição;
  • Não deixe de fazer as atividades físicas. Na semana das festas intensifique suas atividades, mas sempre seguindo orientações de profissionais da área;
  • Sirva os assados com saladas tropicais, acrescentando pedaços de frutas frescas juntamente com molhos leves e para o lombo remova toda a gordura visível;
  • Bebidas alcoólicas moderadamente e no caso de refrigerantes prefira os diets ou lights e, se possível, os substitua por sucos naturais;
  • As sobremesas doces e chocolates podem ser substituídas por frutas frescas, compotas de frutas, gelatinas coloridas ou tortas de frutas;
  • Na hora do churrasco não abra mão do mamão e abacaxi, que ajudam na digestão;
  • As sobras, para que sejam reaproveitadas sem riscos à saúde, devem ser armazenadas no refrigerador logo que a ceia terminar e aquelas que não irão ser consumidas nos dois dias seguintes devem ser congelados no mesmo dia que forem servidos;
  • Use a criatividade com as sobras, no caso do lombo sirva com legumes cozidos ou com um bom molho, outra opção é desfiar as sobras do peru ou lombo para temperar com molho a vinagrete;
  • Por último, mas não menos importante, aproveite o clima de Natal e Ano Novo para: fazer as pazes com o espelho, procurar prazer no que faz, gostar mais de si mesmo (a) e ser feliz!!!