Churrasqueira um item indispensável, que reúne a família e agrega valor ao imóvel

Antes de escolher a churrasqueira ideal, lembre-se de colocar em seu planejamento qual o espaço disponível para instalá-la e também a quantidade de pessoas que fará uso da mesma.

Churrasqueira um item indispensável, que reúne a família e agrega valor ao imóvel
Churrasqueira um item indispensável, que reúne a família e agrega valor ao imóvel
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Destacamos nesta matéria dois modelos, a churrasqueira pré-moldada e a de vidro, suas vantagens e algumas dicas especiais:

Churrasqueira pré-moldada – Já vem pronta e sua instalação é outra grande vantagem. Ela pode ser instalada facilmente, já que os módulos são fabricados de maneira a se encaixarem, assim você define a altura exata que a churrasqueira terá. A primeira peça é a maior, e as menores são as que formam a chaminé. Outra vantagem é o valor: as churrasqueiras pré-moldadas costumam ter um ótimo custo benefício. São baratas e duram bastante tempo se bem cuidadas.

Churrasqueira de vidro – São as convencionais, construídas com uma base e uma coifa que pode ser tanto no material de alvenaria como em metal. As laterais da área de assar é que são feitas com vidro, permitindo então uma visão panorâmica do que está sendo assado na mesma. Quanto à função dessa churrasqueira de vidro, não muda em nada, é a mesma coisa do que a churrasqueira de modelo convencional. O que diferencia é apenas o vidro na lateral. A grande vantagem desse modelo de churrasqueira é que o churrasqueiro poderá conferir o processo da carne sem precisar ficar tirando o espeto para fora da churrasqueira. Além do mais, é uma churrasqueira diferente e muito bonita que ainda decora o seu ambiente enquanto está sendo útil. As churrasqueiras de vidro podem ser combinadas com outros tipos de materiais como por exemplo o aço inox ou pode ser feita de concreto como as churrasqueiras convencionais.

Dicas

  • A Chaminé é fundamental e tem papel importante no projeto. Para evitar o retorno da fumaça, a chaminé não pode fazer curvas de 90° e deve subir até ultrapassar 80 cm do telhado. A medida deve ser a mesma, da base à saída
  • A carne deve ser assada pelo calor produzido pelas brasas, e não pelas chamas, que tostam a carne por fora e deixam-na crua por dentro. Portanto, a distância ideal entre o alimento e a brasa é de 30 a 40 cm.
  • Para a instalação o ideal é que a parede esteja rebocada e livre de umidade e o contra piso deve ser reforçado para sustentar seu peso.
  • As lâmpadas eletrônicas (econômicas) não podem ser usadas dentro da churrasqueira porque não resistem a temperaturas elevadas. Já as lâmpadas incandescentes podem ser usadas com bocal de cerâmica. A instalação elétrica não deve passar pela caixa de carvão (refratária), pois essa parte da churrasqueira aquece muito, podendo causar derretimento dos fios e, consequentemente, curto-circuito.