Como aumentar o conforto através da iluminação

Diferentes tipos de iluminação podem criar ambientes únicos em casa

Como aumentar o conforto através da iluminação
Como aumentar o conforto através da iluminação
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Mais que um ambiente bem planejado e decorado, a iluminação pode fazer toda a diferença em casa. Os benefícios passam pelo conforto visual; melhor aproveitamento do ambiente até a economia de energia. Um planejamento luminotécnico bem definido traz aconchego e economia ao usuário, além de valorizar espaços, produtos e a qualidade de luz. Cada situação e ambiente pedem um tipo de iluminação específica. Conheça os tipos de iluminação:

Difusa – Esse é o mais tradicional modelo de iluminação, centralizada no ambiente e instalada no teto. Ilumina o cômodo de maneira uniforme, sem contrastes. É uma luz mais confortável, bastante utilizada em salas, quartos e banheiros.

Indireta – A iluminação indireta ocorre quando se utiliza alguma superfície, que pode ser o gesso, o teto ou até a própria luminária, para rebater o fluxo luminoso, que será refletido pela superfície branca do teto e se espalhará pelo ambiente. Isso permite criar ambientes decorativos e mais intimistas. Tipo de iluminação bastante utilizada em salas e quartos, para dar contraste.

Direta – A iluminação direta é aquela que incide diretamente sob algum objeto ou superfície. Seu uso mais comum é em escritórios e locais de estudo, na qual é utilizada uma luminária, mas também pode ser usada para destacar alguma planta, parede ou objeto decorativo.