Como evitar a depressão após a aposentadoria

Medidas simples podem evitar que você fique depressivo ao se aposentar

Como evitar a depressão após a aposentadoria
Como evitar a depressão após a aposentadoria
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Há quem aguarde ansiosamente a aposentadoria, período de merecido descanso após anos dedicados ao trabalho. Porém, este momento pode impactar a saúde de forma negativa, já que é comum para muitas pessoas desenvolverem depressão após se afastarem do trabalho.

Na faixa etária em que as pessoas se aposentam existe uma maior prevalência de perdas de entes queridos, além de causas secundárias de depressão, como uso de medicamentos, doenças endocrinológicas, neurológicas e infecciosas.

Planejar a aposentadoria é fundamental, é preciso fazer uma reflexão profunda e apresentar os conceitos importantes que permeiam a faixa etária após os 65 anos.

Como prevenir a depressão após a aposentadoria

Tomá-la como um novo começo

Você precisa entender o fato de que, embora possa ser aposentado, o resto de sua vida ainda está à frente de você. Ainda existem várias coisas para fazer e sonhos para realizar. Pense nisso como um novo começo, uma nova oportunidade.

Pense em toda a diversão que você pode ter!

Você sempre quis saber como a vida após a aposentadoria poderia ser. Bem, agora que você finalmente chegou, é hora de parar de pensar e agir sobre todos os desejos. Pense em todas as coisas que você pode fazer em seu tempo livre, como viajar para lugares que você sempre quis visitar. As possibilidades são infinitas e emocionantes. Por que não superar a tristeza, para tirar a vida pela mão e desfrutar.

Atividade física x manter-se ativo

Exercícios contribuem para menor incidência de depressão. Em geral, é muito recomendada a prática de atividade física que traga bem-estar para o indivíduo, que estará menos suscetível a perda de força muscular, dificuldades com locomoção e dores crônicas. O maior objetivo dos exercícios é prevenir o desaparecimento da independência e autonomia que o envelhecimento pode ocasionar.

Se você gostava de um hobby, agora é a hora de voltar a pratica-lo.  Não deixe sua vida passar por você, ao invés de fazer o melhor de cada momento. Você pode agendar um programa semanal para você, onde poderá programar as coisas que você faz todos os dias da semana. Dê tempo suficiente para você, para que você possa desfrutar de uma siesta, um filme, uma peça de teatro, um livro ou qualquer coisa que chama a sua fantasia.

Tire algum tempo para a família

Ao longo dos anos, sua família foi deixada por suas horas de trabalho, agora é a oportunidade perfeita para passar mais tempo com ela.

Se sua família está ocupada com suas carreiras, e não tem muito tempo para você, tudo que você precisa fazer é encontrar maneiras inovadoras de se manter ocupado e bem-sucedido, para não se sentir entediado ou solitário. Tome interesse em participar nas questões que são importantes para os seus entes próximos e queridos. Sua experiência pode orientar os jovens, suas famílias e suas comunidades.

Por falta de preparação psicológica e financeira, a aposentadoria representa um fator predisponente para quadros depressivos, assim como o luto e a perda da autonomia e independência por doenças específicas.