Conheça os benefícios e as maneiras de utilizar o curry

Conheça os benefícios e as maneiras de utilizar o curry
Conheça os benefícios e as maneiras de utilizar o curry
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

O Curry é uma especiaria de origem indiana composta por vários ingredientes, que podem variar conforme a região onde ele foi produzido. Entre esses ingredientes, encontramos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. No seu preparo, esses temperos são torrados, moídos e usados em diferentes proporções.

O pigmento que dá a coloração amarela ao curry é chamado de curcumina. A curcumina é um importante antioxidante para o nosso organismo, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres. Dessa forma, ´previne o envelhecimento celcular, nos protege de doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, e doenças neuro-degenerativas como a doença de Alzheimer e Parkinson. A curcumina possui ainda efeitos antiiflamatórios, antibacterianos e antivirais. Acescentando 1 colher de chá de cúrcuma ao dia é uma maneira simples, rápida e econômica de proporcionar diversos benefícios à saúde.

Na culinária, é uma especiaria que fornece sabor às carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos. Veja aqui 9 dicas de como usar o condimento e trazer sabores diferentes para as receitas do dia a dia.

  1. Substituto do sal  – Tempere carnes, mariscos, legumes e arroz com ele e elimine o sal do preparo.
  2. Bom até com frutas – Corte as peras ao meio. Coma polpa, faça um recheio de gorgonzola, nozes e curry. Grelhe alguns minutos e voilá!
  3. Aperitivo diferente  – Leve ao forno damascos secos, avelãs, amendoim e uvas-passas embebidas em cerveja, castanhas-do-brasil e caju. Coloque curry e sirva!
  4. Casamento perfeito – O curry é um excelente ingrediente para acrescentar no seu chocolate quente.
  5. Purê com peixe – Cozinhe maçãs e bata a polpa com curry para criar um purê delicioso e acompanhar pratos de peixe e carne branca.
  6. Mistura com maionese  – Patês de sardinha podem receber uma pitada do tempero para diminuir o gosto.
  7. Para comer com vinho – Pratos à base de peixe e carne branca com curry combinam bem com vinhos aromáticos.
  8. Toque vegetariano – O condimento em pó combina com queijos e ovos e fica ótimo com tofu. Dá um toque especial às comidas vegetarianas.
  9. Batatas ao forno – Inclua o curry para temperar batatas e, em seguida, as leve para assar. Elas ficam com uma coloração linda e um sabor bem mais apurado.