Dicas indispensáveis de como organizar a mesa dos convidados

Dicas indispensáveis de como organizar a mesa dos convidados
Dicas indispensáveis de como organizar a mesa dos convidados
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Falta pouco tempo para o seu casamento, quase todos os detalhes já estão prontos, ou pelo menos, definidos. Aí surgem as providências que devem ser tomadas nas proximidades da cerimônia como, por exemplo, a organização e decoração. Umas dessas chamadas “questões de última hora” é a organização das mesas dos convidados.

Aqui no Brasil, o costume é reservar apenas os assentos dos familiares e dos padrinhos. Mas em países como os Estados Unidos, todos os convidados têm lugar marcado na recepção.

Como nós estamos cientes que as noivas já têm muito no que pensar e decidir, resolvemos dar uma ajudinha nesse quesito. Confira agora dicas indispensáveis de como organizar a mesa dos convidados.

Mesa presidencial: Assim é chamada a mesa onde os noivos se assentam, e é a única que não pode deixar de ser reservada. É geralmente a maior mesa, com a decoração mais imponente. Existem três composições de mesa presidencial mais comuns: com familiares, irmãos, primos e padrinhos.

Mesa com os familiares: assentam- se, além dos noivos, os pais do casal e, dependendo do tamanho da mesa, os avós e padrinhos de batismo.

Mesa presidencial de irmãos e primos: ideal para casamentos temáticos ou descontraídos. É uma boa escolha caso os pais estejam ausentes. Os noivos se assentam junto com os familiares mais jovens.

Mesa presidencial de padrinhos: fica mais interessante em casamentos do estilo americano, onde padrinhos e madrinhas seguem um padrão nas roupas. Os noivos devem assentar- se com eles quando há a ausência dos pais e as famílias são pequenas.

Organização geral

Caso a noiva deseje marcar os lugares de todos os convidados, aqui vão algumas dicas importantes para não errar nas escolhas:

  • ⃝Disposição das mesas: em comum acordo com os decoradores, posicione todas as mesas de forma que todas estejam voltadas e tenham a visão do ponto principal da festa, seja ele o altar, a pista de dança ou a mesa de centro.
  • Padrinhos: é de bom gosto reservar uma ou duas mesas para os padrinhos.
  • Familiares: se os pais são separados e já têm outra família, é conveniente coloca-los em mesas separadas, juntamente aos seus irmãos e amigos. Por se tratarem de pessoas idosas, reserve um lugar para seus avós. Não precisa ser uma mesa exclusiva de avós, mas eles devem ter seus lugares assegurados junto aos seus entes.
  • Crianças: reserve mesas exclusivas para as crianças maiores de 5 anos. Elas ficarão mais à vontade e os pais agradecerão.
  • Convidados: agrupe pessoas baseando- se em características como: idade, locais onde vivem, hobbies, áreas profissionais e etc. Fica mais fácil a interação entre eles e o clima da festa certamente vai ser mais harmonioso. Inclusive os convidados que não conhecem ninguém além dos noivos devem estar distribuídos entre os demais.