Espinafre: o segredo do Popeye

Espinafre: o segredo do Popeye
Espinafre: o segredo do Popeye
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Na vida real o espinafre não é muito diferente do que vemos no desenho do Popeye, ele realmente é uma fonte de força e energia. Rico em ferro, o espinafre ainda carrega vitaminas A e B2, cálcio, fósforo, potássio e magnésio e é indicado para pessoas com anemia e desnutrição.
Antioxidantes anticâncer – O espinafre contém mais de uma dúzia de compostos flavonoides que trabalham juntos como antioxidantes para nocautear as células cancerígenas. Estes flavonoides neutralizam os radicais livres no corpo e ajudam a prevenir o câncer de ovário, mama, próstata e cólon. Os fitoquímicos presentes no espinafre afetam a sobrevivência de células de câncer e inibem a inflamação, que faz parte dos processos básicos do crescimento do câncer.
Amigo do coração – O espinafre é um excelente promotor da saúde cardiovascular. Sua ação antioxidante ocorre através da vitamina C e do betacaroteno, que trabalham juntos em prol do coração e do sistema circulatório, impedindo a oxidação do colesterol. O colesterol oxidado é um perigo para o sistema cardiovascular, contribuindo para o endurecimento e estreitamento das artérias coronárias. Uma porção de espinafre contém 65% da necessidade diária de folato, que neutraliza a homocisteína, uma proteína nociva que aumenta a chance de enfartar.
Cérebro poderoso – O combustível do marinheiro Popeye melhora o funcionamento cerebral e protege contra o envelhecimento prematuro dos neurônios, evitando os efeitos degenerativos da oxidação no cérebro. Os pesquisadores descobriram que se alimentar com espinafre ajuda a proteger o cérebro de danos dos radicais livres e do declínio da capacidade cognitiva relacionado à idade avançada. O alto teor de vitamina e da folhosa verde-escura também contribui para driblar a neurodegeneração cerebral.
Prato ideal – É costume refogar o espinafre, mas saiba que ele fica saboroso e mais saudável com as folhas cruas. Mas se quiser cozinhar, coloque-o no vapor até que as folhas murchem e fiquem macias. Ele fica ótimo com omeletes e suflês e ainda é uma ótima opção de recheio para tortas e acompanhamento para macarrão.