Hábitos para melhorar sua capacidade de memória

Hábitos para melhorar sua capacidade de memória
Hábitos para melhorar sua capacidade de memória
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De acordo com a cientista social e Diretora Pedagógica Nacional do SUPERA, Solange Jacob, as informações ficam mantidas na mente o tempo suficiente para utilizá-las, mesmo quando estamos fazendo outras tarefas, como se fosse um depósito temporário de informações. “Para que uma informação seja gravada mais facilmente na memória, é preciso que estas informações sejam significativas, além de manter-se profundamente concentrado e prestar atenção”, diz a cientista social. Você pode adotar novos hábitos para melhorar sua capacidade de memória. Confira agora cinco dicas, elaboradas com base em pesquisas científicas e recomendadas pelo SUPERA:

Sono – há tempos, o sono é definido por cientistas como o estado em que nosso corpo otimiza e consolida novas informações adquiridas e as armazena como memória.

Alimentação – está provado que uma dieta rica em Ômega-3, vitamina B e antioxidantes é importante para a saúde do cérebro e para ter uma boa memória.

Relaxamento – desestressar e meditar são formas reconhecidas de preservar as lembranças. Segundo estudos amplamente divulgados, a prática diária da meditação ativa as partes do córtex cerebral responsáveis pela tomada de decisão, atenção e memória.

Exercícios físicos – estudos científicos mostram que o exercício físico melhora e protege a função cerebral, sugerindo que pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de serem acometidas por doenças neurodegenerativas.

Estímulo Cognitivo – quando você pratica alguma atividade intelectual, o que também podemos chamar de ginástica cerebral, cria novas conexões entre os neurônios no cérebro (as sinapses). Quanto maior a densidade de sinapses no cérebro, maior é a nossa reserva cognitiva, a resistência da mente às lesões no cérebro.