Leonardo DiCaprio

Uma carreira brilhante finalmente premiada com a estatueta mais importante do mundo cinematográfico

Leonardo DiCaprio
Leonardo DiCaprio
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

No dia 28 de fevereiro de 2016, a Academia pagou uma dívida de quase 20 anos com um dos maiores talentos que Hollywood já viu. Desde o Titanic Leonardo DiCaprio merecia um Oscar. Muitas grandes atuações e indicações se passaram, mas com The Revenant (O Regresso) a premiação finalmente veio. Porém, a vida e carreira de Leonardo DiCaprio vão muito além de sua “saga” para conquistar a estatueta mais cobiçada de Holywood.

Carreira – Leonardo DiCaprio iniciou a carreira quando ainda era criança em anúncios de televisão e filmes educacionais. Em 1993, Leonardo estreou no cinema com o filme This Boy’s Life, protagonizado por Robert De Niro. Foi o próprio De Niro que escolheu Leonardo entre 400 jovens atores para interpretar o papel de seu filho no filme.
No mesmo ano interpretou o papel de Arnie Grape, o irmão com uma deficiência da personagem de Johnny Depp em What’s Eating Gilbert Grape. Com este filme conseguiu sua primeira indicação ao Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante/secundário. Porém, foi em 1997 que ganhou a fama mundial com Titanic, vencedor de 11 óscares  e um dos filmes mais rentáveis de todos os tempos. Apesar de não ter conseguido uma indicação para o Oscar, Leonardo conseguiu a sua segunda indicação para o Globo de Ouro. Já nos anos 2000 Gangs of New York (2002), dirigido por Martin Scorsese e Catch Me If You Can, dirigido por Steven Spielberg (este último valeu-lhe a sua terceira indicação para o Globo de Ouro). Em 2004, o ator protagonizou The Aviator (também dirigido por Martin Scorsese), um filme biográfico sobre o excêntrico diretor Howard Hughes. O filme foi um sucesso entre a crítica e venceu cinco óscares em 2005. O próprio Leonardo recebeu a sua segunda indicação para estes prêmios dez anos depois de What’s Eating Gilbert Grape, mas não venceu. Porém, venceu o seu primeiro Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme Dramático.
Em 2006, voltou a trabalhar com Martin Scorsese no filme The Departed, e protagonizou Blood Diamond. Ambos os filmes e os desempenhos de Leonardo foram bastante elogiados pela crítica e o ator recebeu indicações duplas para os Globos de Ouro e para os Screen Actors Guild Awards. Recebeu ainda a sua terceira indicação para o Oscar pelo seu desempenho em Blood Diamond.
Em 2008 reuniu-se com a sua colega de Titanic, Kate Winslet, no filme Revolutionary Road. O filme valeu a DiCaprio a sua sétima nomeação para os Globos de Ouro. Em 2010, Leonardo DiCaprio protagonizou dois dos filmes da maior sucesso da sua carreira: Shutter Island e Inception. O segundo, dirigido por Christopher Nolan, rendeu 825 milhões de dólares e foi indicado para o Oscar de Melhor Filme no ano seguinte. Em 2012, estreou Django Unchained de Quentin Tarantino. Tanto o filme como DiCaprio foram bastante elogiados e o ator recebeu mais uma nomeação (a nona) para os Globos de Ouro.
Em 2013, estrearam mais dois filmes protagonizados por DiCaprio. O primeiro, The Great Gatsby, reuniu-o com o diretor Baz Luhrmann e recebeu críticas mistas, apesar de o desempenho do ator ter sido elogiado. O segundo, The Wolf of Wall Street foi a quinta colaboração do ator com Martin Scorcese. O ator conseguiu a sua décima indicação para os Globos de Ouro e a quarta para o Oscar por este papel. Em 2015, estreou The Revenant do diretor mexicano Alejandro G. Iñàrritu. O ator venceu os principais prêmios da indústria cinematográfica por este papel, incluindo o Globo de Ouro, o BAFTA, o Screen Actors Guild Award e o Oscar.

Vida Pessoal – Leonardo DiCaprio é um defensor dedicado do meio ambiente e já foi elogiado por vários grupos ambientalistas e instituições pelo seu trabalho, incluindo a ONU que o nomeou seu representante das alterações climáticas em 2014. O ator criou a sua própria fundação de defesa do meio ambiente, a Leonardo DiCaprio Foundation, em 1998.
Namorou durante seis anos a modelo brasileira Gisele Bündchen, e após ela namorou muitas outras modelos, mas nunca se casou. Leonardo tem uma casa em Los Angeles e um apartamento em Manhattan, Nova Iorque. Em 2009, comprou uma ilha perto do Belize e planeja construir um resort amigo do ambiente lá.