Massas e molhos a combinação ideal para cada receita

Massas e molhos a combinação ideal para cada receita
Massas e molhos a combinação ideal para cada receita
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Por amo.kitchenaid

Combinar massas e molhos com perfeição torna os pratos ainda mais saborosos. Afinal, diferentes tipos de massas exigem um tipo específico de molho, capaz de transformar um simples almoço em uma refeição completa. Os italianos, verdadeiros artistas quando o assunto é massa, são muito rigorosos quanto a estas combinações. Eles defendem que cada massa é pensada para harmonizar perfeitamente com seus acompanhamentos. Seus formatos, cortes e preparações, assim como os ingredientes diversos que criam texturas e sabores variados, são criados para compor um casamento perfeito.

Quer saber quais tipos de massas e molhos se complementam com perfeição? Então confira:

Espaguete e linguine – Inclua ervas frescas para dar mais sabor aos seus pratos. A consistência al dente e os fios longos destas massas pedem molhos líquidos, encorpados, mas não muito cremosos para não comprometer a integridade do prato. As sugestões ideais são o tradicional molho pesto, o molho de tomate, o béchamel e os molhos com ervas frescas, vegetais e frutos do mar, que incorporam melhor à massa.

Tagliatelle, papardelle e fettuccine – Massas mais largas combinam com molhos mais encorpados.  O tagliattelle, o fettuccine e o papardelle são massas achatadas e mais espessas, que podem ser guarnecidas com muitos tipos de molho. As sugestões são os ragus, como o ragu à bolonhesa, o ragu de frango, cordeiro, cogumelos ou frutos do mar. Outras boas opções são o Carbonara e o Alfredo.

Gnocchi – Combine os ingredientes da massa com os dos molhos para compor pratos mais sofisticados. De textura macia e tamanho pequeno ou médio, o gnocchi (ou nhoque, em português) é uma massa suave, que pede molhos de sabor intenso para absorver todos os aromas dos ingredientes. Os ragus são boas opções, assim como o molho de tomate. O béchamel também é uma boa opção, principalmente quando unimos sabores fortes a ele, como os cogumelos e o queijo gorgonzola.

Fusili, rigatoni, macaroni, penne e farfale – Lembre-se que as massas integrais também são ótimas opções para uma vida mais saudável.Apesar de suas estruturas variadas, essas cinco massas tem uma coisa em comum: são pequenas ou médias, cheias de curvas e buracos que absorvem os sabores de cada molho. Para elas, a maior parte dos molhos cria uma combinação saborosa, mas os indicados são os refogados, à base de verduras e carnes, assim como os molhos cremosos à base de queijos.