Microscopia Operatória em Endodontia

Microscopia Operatória  em Endodontia
Microscopia Operatória em Endodontia
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

A endodontia é uma especialidade da odontologia em que os procedimentos clínicos dependem da sensibilidade táctil do operador. Historicamente foram desenvolvidas tecnologias que permitissem que o operador pudesse ter melhor visualização do campo operatório, fazendo com que possibilitasse a realização de procedimentos com maior qualidade e precisão e consequentemente maior longevidade clínica.
A habilidade técnica do profissonal  que utiliza o microscópio óptico é favorecida pela maior acuidade visual proporcionada pela magnificação e pela excelente qualidade de luz, sem sombras e pelo elevado grau de excelência que o profissional passa a vislumbrar em cada procedimento clínico que executa. Ele dá condições ao endodontista de ver a imagem ampliada em até vinte vezes.
A alta magnificação é necessária para auxiliar na localização dos canais calcificados, detectar microfraturas, identificar istmos, interpretar as complexidades dos canais radiculares, auxiliar na remoção dos pinos intrarradiculares, e de instrumentos fraturados bem como nos acessos coronários.
É importante que o paciente esteja consciente que a microscopia favorecerá  o  diagnóstico, a qualidade do trabalho a ser executado e promoverá saúde, além de fazer um  prognóstico mais previsível e favorável.

Dra. Érica Vedovatto
CROSP 90841 – Especialista em Endodontia e Microscopia Operatória
Pós graduada em periodontia e cirurgia