Pergolados

Pergolados
Pergolados
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

A palavra pérgola tem origem no latim antigo, no termo “pergula”, que se refere a uma cobertura protetora. Na Itália os pergolados são muito usados em varandas como uma extensão da estrutura da casa ou em meio a jardins.

Formado por pilares junto a vigas vazadas de madeira, o pergolado pode ser construído tanto em áreas externas quanto internas.

Essa solução é muito utilizada na arquitetura, pois cria áreas de transição. Por ser composto por vigas espaçadas, podendo ou não ser coberto por vidro ou policarbonato translúcido, os efeitos de sombra gerados pelo pergolado são muito interessantes. Quando bem explorados, esses efeitos geram ambientes ricos e confortáveis. Os pergolados de madeira também oferecem suporte a plantas e protegem o ambiente do sol e da chuva.

Como compor a decoração com pergolado

É indicado inserir uma cobertura de fechamento superior no pergolado para os dias mais chuvosos. Outra ideia é usar um ripamento em madeira ou bambu, assim pode-se usar este item abaixo da cobertura, proporcionando um sombreamento para um ambiente.

Outras opções para deixar o pergolado de madeira mais interessante e charmoso são os tecidos fixados nas vigas que criam uma espécie de forro em movimento, efeito fantástico. Também são usados forros em bambu criando uma malha mais fechada, ótima pedida para aqueles que querem mais sombra.