Pilates suspenso

Pilates suspenso
Pilates suspenso
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São exercícios extraídos do pilates clássico e adaptados aos equipamentos pendurados, que consistem em realizar movimentos com o corpo ou parte do corpo suspenso, onde o peso corporal é utilizado como ferramenta principal. Essa forma de treinamento que combina equilíbrio e coordenação motora foi criada pelo militar Randy Hetrick para as forças especiais da marinha dos Estados Unidos, para treinar os militares em ambientes restritos.

Para tanto era necessária uma tecnologia esportiva que ocupasse pouco espaço e que fosse versátil de forma a atender todas as necessidades, podendo modificar a quantidade de resistência a ser aplicada. (Hoje conhecido nas academias como fita em suspensão para treino).

Columpio – Tem como ideia principal utilizar a gravidade a seu favor, realizando exercícios mais desafiadores. Desta forma exigirá mais coordenação motora, equilíbrio e força, oferecendo estímulos diferentes dos quais estamos acostumados.

Mat Pilates – são bases instáveis, penduradas por cordas, que exigem mais do aluno / paciente. Trabalha muito a propriocepção, força, equilíbrio e consciência corporal.  São exercícios clássicos de solo do pilates adaptados a esta base. Pode ser aplicado para alunos iniciantes, intermediários e avançados, respeitando o limite de cada um.

O treinamento proporciona uma harmonia entre corpo e mente, já que exige muita concentração na execução dos exercícios, tudo isso coordenado à respiração. Como resultado temos o ganho de flexibilidade, maior resistência física, melhora da postura e coordenação motora, além de permitir que o aluno conheça melhor seu próprio corpo e seus limites.

Na Fisio Pilates Desportiva o método Suspenso veio para agregar estímulos e variedade nas aulas de pilates, tornando as aulas mais dinâmicas, eficientes e lúdicas.

Referencia bibliográfica: Alves, Vanessa O. E-Book. Introdução ao método Suspensus. Voll Pilates Group. 2016