Porcelanato: conheça os diferentes tipos

Porcelanato: conheça os diferentes tipos
Porcelanato: conheça os diferentes tipos
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Com aspecto mais sofisticado e atraente, o porcelanato é o tipo de revestimento que caiu no gosto de muitas pessoas que estão construindo ou reformando um imóvel. Diferente da cerâmica, revestimento mais comum e tradicional na maioria das residências, o preço do porcelanato é consideravelmente mais alto, sendo necessário um bom orçamento financeiro para utilizá-lo em espaços maiores.

O porcelanato também é muito utilizado para substituir pedras ou madeiras, que possuem um preço bem mais em conta. A alta durabilidade e resistência, porém, fazem com que os porcelanatos sejam instalados até mesmo em áreas externas com intensa variação climática e circulação de pessoas.

Por isso, se você está pensando em adotar o porcelanato para o seu piso, precisa estar atento à variedade existente no mercado.

Tipos de porcelanato

Polido: este é o porcelanato mais comum de ser visto. Por ter um brilho mais intenso, maior durabilidade e resistência à água é o que mais atrai compradores.

Acetinado: Além de não ter tanto brilho quanto o primeiro, é menos suscetível a riscos, manchas e oferece pouco risco de escorregões. Mas, a desvantagem é a dificuldade de substituição do piso e o alto preço cobrado por este serviço.

Esmaltado: É o porcelanato que recebe uma camada de esmalte por cima com algumas características, como lisa, áspera, brilhante ou mate. Ao optar por este tipo de piso, é preciso ficar atento à especificação do PEI, tipologia que identifica a resistência do porcelanato esmaltado. Quanto maior o número do PEI, que varia entre 1 a 5, mais resistente é o material:
PEI 1: indicado para aplicação em paredes por não receber muito atrito.
PEI 2: com pouca resistência é indicado para áreas com pouca circulação.
PEI 3: embora tenham resistência média, podem ser utilizados dentro de casa.
PEI 4: por ter uma qualidade maior, sua instalação pode ser feita em locais com maior fluxo de pessoas.
PEI 5: com alto nível de resistência, os porcelanatos com esta especificação é o melhor para ser aplicado em locais mais movimentados, inclusive, em áreas externas.

Dicas:

  • Capriche no rejunte do porcelanato, porque se tiver baixa qualidade ou descascando poderá se destacar mais do que o piso;
  • Caso queira instalar o porcelanato no banheiro escolha os modelos menos escorregadios para evitar acidentes.
  • Para manter a durabilidade e qualidade do material, evite arrastar os móveis pelo chão para não afetar o brilho.
  • Para a limpeza do porcelanato evite usar soluções muito abrasivas que possam riscar ou desgastar o piso.
  • O porcelanato é, sem dúvida, um tipo de revestimento que oferece sofisticação e beleza a qualquer ambiente. Além de causar uma sensação de amplitude por conta do seu brilho e tamanho, possui maior durabilidade.