Tailândia

Conhecer a Tailândia é como abrir as cortinas para um novo mundo cheio de cores, aromas, sabores e gestos que tocam nossos sentidos e nos deslumbram a cada passo na areia branca, na selva ou no asfalto.

Tailândia
Tailândia
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

A Tailândia também é conhecida como a “terra dos sorrisos” pela gentileza de seu povo, o que reflete na hospitalidade e charme natural deste país que se tornou um dos maiores destinos turísticos da atualidade.

Bangkok: é habitualmente o ponto de partida para uma viagem pelo Sudeste Asiático, devido à quantidade de voos que aqui chegam e daqui partem diariamente para todos os cantos do mundo. É uma cidade que une na perfeição o seu lado cosmopolita ao seu lado mais tradicional. Grandes arranha-céus, centros comerciais e centros de negócio lado a lado com bairros mais humildes, tradições milenares e inúmeros templos. Há quem diga que ou se ama ou se odeia Bangkok.

Chiang Mai: Localizada no Norte da Tailândia, Chiang Mai é a segunda maior cidade do país. Há quem diga que é uma lufada de ar fresco face a Banguecoque, pela sua forma de estar descontraída e pelo seu forte lado cultural. Não falta o que fazer em Chiang Mai: aulas de culinária tailandesa, massagens, visitas a museus, templos e campos de preservação de elefantes, rafting e trekkings no meio de uma selva tropical ou apenas momentos de descontração numa das cidades mais fantásticas da Tailândia.

Ilhas Phi Phi: Apesar de extremamente turísticas hoje em dia, são sem dúvida algumas das ilhas mais paradisíacas do mundo. Areias brancas, águas cristalinas, as temperaturas que convidam a lá permanecer até os dedos ficarem todos enrugados e uma fauna e flora extraordinárias são algumas das características que justificam totalmente a fama destas ilhas a nível mundial.

Maya Bay: Tornada famosa pelo filme “A praia” de 2000, com Leonardo DiCaprio no papel principal, este é hoje em dia um local “must-see” por milhares de turistas de todo o mundo. No entanto tens de esquecer a ideia de uma praia deserta e tranquila que o filme acima referido te deu. O que encontras quando chegas lá são dezenas de barcos parados junto à areia, à espera dos turistas que para lá transportaram. Maya Bay não deixa de ser lindíssima, mas recomenda-se uma visita bem cedo pela manhã para conseguir absorver e aproveitar ao máximo esta experiência.

Ayutthaya: fundada em 1350, foi por muito tempo a segunda capital do Reino Siamês e uma das cidades mais cosmopolitas de todo o mundo. Foi destruída em 1767 pelo exército birmanês, tendo sido abandonada pelos seus habitantes. Hoje em dia é um conhecido local arqueológico, e considerado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. As suas ruínas são visitadas por milhares de visitantes anualmente.

Death Railway (Rio Kwai): Parte desta linha férrea foi construída durante a II Guerra Mundial por prisioneiros de Guerra aliados (britânicos, australianos e holandeses) e trabalhadores asiáticos à força, sob o comando do Exército Japonês. O seu nome teve origem nos milhares que morreram durante esse processo. A linha férrea foi construída com o objetivo de ligar a Tailândia à Birmânia (agora Myanmar). Foi tornada famosa pelo filme “A ponte do Rio Kwai” datado de 1957. Hoje em dia é possível fazer uma viagem de comboio através desta linha desde Banguecoque até Nam Tok.

Tudo o que você precisa saber sobre a Tailândia

Visto: Existe isenção de Visto para a Tailândia para cidadãos brasileiros. (estadias até 30 dias para entradas através dos aeroportos internacionais e até 15 dias para entradas por terra). Os cidadãos brasileiros poderão permanecer na Tailândia até 90 dias (para entradas pelos aeroportos internacionais ou por terra).

Documentos necessários: Passaporte com validade superior a 6 meses + comprovativo de vacina contra a Febre Amarela.

Moeda oficial: Thai Baht (THB).

Clima: Novembro a fevereiro é geralmente a melhor época para visitar a Tailândia, pois as temperaturas estão entre os 18º e os 32º em Bangkok e entre os 12º e os 20º no Norte do país. O período entre março e junho é considerada a época quente com temperaturas a chegarem até aos 40º em Bangkok durante o mês de abril, e altos níveis de humidade no ar. De julho a outubro a Tailândia é atravessada pela época das monções. As temperaturas poderão rondar os 29º com níveis de humidade a rondar os 90%.

Gastronomia: Uma fusão minuciosa e complexa de pelo menos três dentre os quatro sabores: doce, apimentado, azedo e salgado. Cuidadosamente despertando os sentidos com a delicada apresentação, perfume, colorido e suavidade. A harmonia é tão bem orquestrada que, à primeira vista, a comida parece ser simples, seja ela servida em barracas de rua ou em restaurantes refinados. A gastronomia tailandesa vem ganhando destaque mundial nos últimos anos, e um dos programas mais procurados por turistas “food lovers” são as aulas de culinária tradicional, em que chefs profissionais ensinam, em poucas horas, a preparar alguns pratos básicos.