Tecnologias que estão transformando a construção civil

Tecnologias que estão transformando a construção civil
Tecnologias que estão transformando a construção civil
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Novas técnicas, tecnologias e invenções têm contribuído para transformações expressivas na construção civil ajudando na melhora da qualidade das obras e na redução de tempo e de custos, em alguns casos. Confira algumas:

Impressão 3D – O uso de impressão 3D na construção civil está presente em países como China e Estados Unidos. A tecnologia pode eliminar o desperdício de materiais nos canteiros de obra, aumentar a segurança do trabalhador e diminuir o tempo de construção. Além disso, o custo da obra chega a ser dez vezes menor. No Brasil, já há empresas atuando com a tecnologia.  A InovaHouse 3D, uma startup de estudantes da Universidade de Brasília, é uma das que está apostando nessa inovação na construção civil. O grupo diz que é possível construir casas de 50 m² por menos de R$ 30 mil. Na China, onde a tecnologia já está bem avançada, uma empresa do setor garante que constrói dez casas em apenas 24 horas usando impressão 3D.

Contrapiso autonivelante – Estudado desde 2008, o contrapiso autonivelante ainda é relativamente novo no Brasil. O material possui fluidez elevada quando comparado às argamassas convencionais. Seu uso acelera em cerca de 50% a execução do piso por pavimento e minimiza o estoque de agregados no canteiro, o que o torna mais funcional.

Concreto translúcido – Criado em 2011 a partir da invenção do arquiteto Àron Lesonczi , o concreto translúcido é composto por 5% de fibras ópticas, o que permite de forma suave a passagem da luz do ambiente externo, deixando à mostra a silhueta de uma pessoa ou objeto, algo muito difícil de se imaginar por se tratar de um material tão denso como o concreto. Assim, ele possibilita a redução da utilização de luz artificial, logo, há diminuição do consumo de energia. Além disso, a maleabilidade, a impermeabilidade e resistência são características do material, assim como a promessa de que as chances de rachaduras e infiltrações sejam menores do que no concreto tradicional. O concreto translúcido chega a ser 10 vezes mais resistente que o concreto tradicional, suportando cerca de 4 toneladas por centímetro quadrado, segundo a fabricante LiTraCon.

Tinta que absorve energia solar –  A Universidade de Alberta, no Canadá, está trabalhando em uma espécie de tinta que consegue absorver energia solar da mesma forma que painéis solares. Essa tinta conta com células compostas por micropartículas de zinco e fósforo. O objetivo da pesquisa agora é tornar a tinta eficiente o suficiente para fornecer eletricidade para uma casa, cobrindo apenas toda a superfície de um telhado.