Todo charme do vidro

Muto usado na construção, o vidro se destaca na decoração dos ambientes. A sacada de vidro é uma das mais procuradas e eficientes para apartamentos, seja em sacadas comuns ou varandas gourmet

Todo charme do vidro
Todo charme do vidro
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Vidro do Tipo Cristal – Esse é o vidro comum, ao qual estamos acostumados, utilizado em espelhos. É o mais usado e o mais barato, porém é quebradiço: caso um vento muito forte, uma pedra ou outro acidente aconteça, o vidro ao quebrar soltará estilhaços que podem machucar gravemente as pessoas que estiverem perto. Caso opte por esse vidro na varanda, procure um profissional capacitado que possa dizer qual é a espessura adequada para que não corra o risco de quebrar e ferir as pessoas que estiverem por perto.

Vidro Temperado – Esses são os chamados “vidros de segurança”, já que possuem resistência mais elevada. Seu nome advém de sua fabricação, na qual o vidro passa por uma “têmpera”.

Vidro Laminado – A técnica mais moderna trouxe os vidros laminados. Eles basicamente consistem em um sanduíche em que duas placas de vidro, comum ou temperado, tem como “recheio” uma película de plástico de um material chamado polivinil butiral (PVB). Essa película impede que o vidro solte pedaços ao quebrar, assim como acontece hoje com os para-brisas de carros. Porém esse tipo de vidro é um pouco mais caro, variando conforme a região do país e o tipo de serviço.

Curiosidade

A têmpera é o processo no qual o vidro é aquecido a altas temperaturas e logo depois, muito rapidamente, resfriado. É exatamente essa técnica que confere resistência mais elevada em relação ao vidro comum. Além da resistência, o vidro temperado, quando quebra, não estilhaça. Ele apenas quebra em pedaços bem pequenos e não cortantes. Ou seja, a segurança da sua família fica garantida. E embora envolva um processo diferenciado, o vidro temperado barateou bastante ao longo do tempo.

Tags: