Visão dos animais: 5 curiosidades que você ainda não sabe

Visão dos animais: 5 curiosidades que você ainda não sabe
Visão dos animais: 5 curiosidades que você ainda não sabe
Classificação do Usuário: 0 (0 votos)

Será que a visão dos animais é melhor ou pior do que a dos humanos? Selecionamos 5 curiosidades sobre o assunto para você ficar por dentro.

As cores – Os cães e gatos não enxergam apenas preto e branco. Mas, há limitações na visão de ambos. Os humanos têm três tipos de cones (células da retina responsáveis por captar as cores), já os pets contam com apenas dois – tendo uma visão dicromática.

Luz ultravioleta – Muitas aves, répteis e peixes possuem o mesmo número de cones que os humanos e mais um. Esse é responsável por detectar a luz ultravioleta.

Escuro – Os cães conseguem enxergar muito melhor no escuro do que nós. A visão deles em ambientes sem luz é ótima, por conta da grande quantidade de bastonetes (receptores da retina) que obtêm. Além disso, assim como em outros mamíferos, há uma estrutura atrás da retina chamada Tapetum lucidum que reflete a luz que entra nos olhos, aumentando ainda mais a capacidade de captar a luz no escuro.

Visão periférica – A visão periférica é responsável por perceber o que está fora do foco dos nossos olhos. Cães com os olhos virados mais para frente tem o campo visual menor, ou seja, diminui sua visão periférica. Porém, esse tipo de visão é bem maior nos pets do que nos humanos, pois a maioria deles possuem os olhos posicionados mais lateralmente, aumentando seu campo de visão. Outro fator são os bastonetes. Eles ajudam na percepção de movimentos, o que é muito importante para a caça, por exemplo.

Enxergando de longe – Estudos recentes demonstraram que a maioria dos cães são emetropes, ou seja, possuem uma visão normal, tanto para longe quanto para perto. Comparativamente, o que um humano consegue enxergar em detalhes a 15 metros de distância, por exemplo, os cães conseguem enxergar apenas em 6 metros.