Vitaminas que ajudam a proteger a pele

Mesmo alguns cuidados, como evitar sair de casa sem passar protetor solar e a utilização de cremes antienvelhecimento, podem não ser suficientes para deixar a pele jovem e saudável, pois a pele também precisa de nutrição.

Vitaminas que ajudam a proteger a pele
Vitaminas que ajudam a proteger a pele
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Envelhecimento – Vitamina C

Famosa por ser usada na prevenção de gripe e resfriado, a vitamina C também traz benefícios às células da pele, pois é um antioxidante natural que auxilia na formação do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele. A vitamina E também tem a função de antioxidante e protege as células da ação dos radicais livres, o que retarda o envelhecimento da pele.  A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e morango, além de vegetais, como repolho, cebola e pimentão. Já verduras – como alface, agrião, espinafre e couve -, óleos vegetais, ovos, semente de girassol, soja, banana, carnes e oleaginosas são fontes de vitamina E.

 

Espinhas – Vitamina A

As espinhas, ou acne, formam-se porque há um entupimento no poro que drena para a superfície da pele as gorduras produzidas pela glândula sebácea. Esse tampão pode inflamar o poro, deixando as lesões avermelhadas, pustulosas e com aparência desagradável. A vitamina A, também chamada de retinol, ajuda pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões. Esse nutriente também balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados.  A vitamina A tem como principais fontes o abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes.

 

Rugas – Vitamina B2

A vitamina B2, ou riboflavina, auxilia na saúde da pele, pois ajuda a aumentar a produção de energia. Sua ausência pode provocar lesões na pele e nos lábios, dermatite, entre outras inflamações. Ela também impede o cabelo e as unhas de ficarem secos e quebradiços. Além disso, essa vitamina promove uma renovação celular mais acelerada, deixando a pele firme e saudável, o que combate rugas e marcas de expressão no rosto. O leite é a maior fonte de vitamina B2 que encontramos na natureza. Laticínios, como queijo e iogurte, também são boas fontes de B2. Pessoas com alergia a lactose devem procurar outras fontes da vitamina B2, como fígado e folhas verdes.

 

Cravos – Vitamina E

Os cravos são formados pelo acúmulo de substâncias sebáceas nos poros da pele. Esse processo é mais comum quando o indivíduo tem má circulação, o que dificulta o transporte de nutrientes que possam dilatar os poros. A vitamina B3 é importante porque facilita a circulação sanguínea em todo o corpo, inclusive na pele, o que contribui para o metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos.

Dentre todos os nutrientes, as vitaminas ganham destaque, já que o consumo de algumas delas deixam a pele mais saudável e protegida da ação do tempo.